quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Concentração- o pilar do sucesso nos estudos

A questão da concentração é abrangente à toda camada estudantil, dos mais pequenos aos graúdos e universitários.

Ter a capacidade de educar a mente para estar concentrado, por alguns instantes, durante o processo de estudo, não é uma tarefa fácil, pelo que as dicas que se seguem são de extrema importância. Confira!

Não se limite em ler: escreva também!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudo, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente.

Escreva à mão em vez de digitar
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", dizem especialistas.

Como saber o que vale tomar notas
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estude sozinho
Embora seja agradável estudar em grupo, mas quando o assunto é ter concentração para estudar mesmo a sério, a melhor dica é estudar sozinho. Explique a matéria para si mesmo.

Desligue todos os aparelhos eletrónicos
Na hora de estudar, procure não deixar o telemóvel por perto avisando-lhe de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração.

Estude em um local organizado e tranquilo
O local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo a procurar coisas que desapareceram no meio da desordem.

Use marca-texto
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Respeite seu tempo
Se você é mais produtivo no período de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir dificuldades de concentração, faça uma pequena pausa e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental – e a frequência vai depender do seu ritmo.

Portanto, já sabe, caso a concentração se perca em meio dos livros, busque-a recorrendo à estas técnicas. Boa sorte nos estudos!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos de atividades relevantes para a comunidade académica universitária. Diversos tipos de eventos.