Os alunos de 3º ano de jornalismo da Universidade de Cabo Verde visitaram, esta quinta-feira, a sede da agência de notícia cabo-verdiana, inforpress.
Esta atividade visa propor aos estudantes uma experiência de contacto direto com os órgãos de comunicação social que trabalham com o sistema digital e esclarecer possíveis dúvidas sobre a prática do web-jornalismo.
A visita foi conduzida pelo editor e jornalista da Infropress, Carlos Piedade, que deu a conhecer aos estudantes o historial desta agência, fazendo o relato de todo o seu percurso, as dificuldades enfrentadas e todo o aprendizado conseguido até aos dias de hoje.
A Inforpress é uma pequena agência de notícia nacional, formado por dezassete jornalistas, distribuídos pelo território cabo-verdiano, sediada na zona de Achada Santo António. Uma grande parte dos jornalistas que trabalham ali são alguns dos que foram despedidos dos extintos jornais O Horizonte e o Voz di Povu.
Diferentemente dos demais órgãos de comunicação social em Cabo Verde, a agência produz somente para o online e obedece à uma outra maneira de escrita, cujo objetivo primordial é vender notícias.
Os estudantes mostraram-se atentos às explicações do jornalista Simão Rodrigues, sobretudo no que tange às mudanças que a chegada da internet veio trazer para a nova panorâmica produtiva desta agência de notícia.
Os alunos validaram esta experiência como sendo muito enriquecedora para a disciplina em questão, pois, passaram a conhecer como é que funciona uma agência de notícia online e quais as exigências que se impõem.
“Pude aprender que estando online, as coisas são diferentes e as demandas também. Não há tempo a perder, pelo que o jornalista tem que ser perspicaz, eficiente e muito versátil”, sintetiza Syoni Barbosa.
“Os desafios são enormes, uma vez que do jornalista é exigido mais porque está na rede e a atualização tem que ser a tempo record”, conclui.
A visita foi realizada no âmbito da disciplina de Atelier de Jornalismo Digital, ministrada pelo docente Orlando Tavares.
Sem comentários:
Enviar um comentário