sexta-feira, 5 de maio de 2017

Estágio- uma preparação para o mundo laboral

O estágio é o momento no qual o estudante pode vivenciar e aplicar na prática, os conhecimentos teóricos que conseguiu reter em sala de aula, aprimorando suas habilidades e conhecimentos.

No Ensino Superior, o estágio é uma atividade supervisionada, relacionada à área de estudos do aluno e, muitas vezes, parte da formação académica.

Trata-se de um complemento no processo de aprendizagem dos estudantes, seja à nível médio, técnico ou superiores. Em alguns casos, o estágio é remunerado, embora mesmo nesses casos, o estágio não seja considerado trabalho, ou seja, não estabelece vínculo de empregabilidade.

O estágio constitui uma forma do aluno estabelecer laços com o mundo laboral, aprender a conhecer e a familiarizar-se com o ambiente profissional.
A função do estágio é oferecer aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilita aos estudantes um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas na sala de aula.

Trata-se do entendimento, hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a prática, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho. O estágio visa superar este problema.

Além do conhecimento técnico, a experiência em um estágio também é comportamental. O aluno muitas vezes tem capacidade de exercer as funções, mas precisa aprender como se relacionar com os colegas, com o chefe, e descobrir o que pode acrescentar à empresa.

O estágio serve como um aprendizado. Isso porque, além de ser a chance de descobrir o que se quer fazer como profissional, pode também ser a oportunidade de concluir justamente o contrário: o que não se quer fazer da carreira.

Comuns nas grandes empresas, os estágios também podem servir como o primeiro passo rumo a uma ascensão profissional no próprio local de trabalho.

Dependendo do curso, o estágio pode ser obrigatório ou não: o primeiro é pré-requisito para a aprovação e obtenção do diploma, e é geralmente cobrado nos semestres finais. O estágio não obrigatório é opcional, mas pode ter a carga horária aproveitada como crédito complementar.

Em Cabo Verde, recentemente, o primeiro ministro, Ulisses Correia e Silva declarou que vão ser criadas leis que permitam o estágio profissional aos estudantes e não só. Uma medida que segundo o mesmo, visa criar oportunidades favoráveis aos jovens que geralmente têm dificuldades em ingressarem-se no mercado de trabalho devido a falta de experiência.

Assim sendo, os jovens poderão estagiar em empresas públicas e/ou privadas, ganhando experiência e recebendo um simbólico salário pelos serviços prestados.

Quanto à nós, estudantes universitários, resta-nos somente torcer para que estas medidas saem do papel e se concretizem, de facto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos de atividades relevantes para a comunidade académica universitária. Diversos tipos de eventos.