quarta-feira, 24 de maio de 2017

Apresentação de trabalhos académicos- superar os míticos medos


Os estudantes, sobretudo universitários, são das pessoas que mais tremem quando se fala da apresentação de trabalhos académicos. 


Friozinho na barriga, timidez, tontura, vontade de urinar, são alguns dos muitos mal-estar que se manifestam, instantes antes de começar a explanação de um trabalho.
No entanto, quando bem preparado e convicto da qualidade do seu trabalho, esses “sintomas” são somente sintomas e não interferem no seu bom desempenho na hora da apresentação.
Confira aqui, algumas dicas de como apresentar, com excelência, um trabalho académico!

Liberte-se da timidez
Quando bem investigado e  estudado o seu trabalho, não há motivos para tanta timidez em apresentar um trabalho. Lembre-se que você é o detentor do conhecimento que vai partilhar e tem que fazê-lo da melhor forma possível. Mentalize esta frase: o seu olhar não me intimida!

Não economize exemplos

Apresente os conceitos seguidos de exemplos, reais ou não. Eles são importantes na compreensão e na retenção do que está a ser apresentado. Torne os números significativos. Números não significam muito, a menos que sejam colocados em um contexto.


Use do bom humor, mas não abuse

O humor ajuda a descontrair e a despertar a atenção do público, sobretudo em apresentações com maior duração. Mas se não é acostumado a fazer humor no seu cotidiano, melhor não deixar para tentar isso em uma apresentação. Soa artificial e todos percebem.


Atente para a postura

Durante a apresentação, você não se comunica apenas verbalmente. Seus gestos, a entonação da sua voz e sua postura também fazem parte da comunicação. Nunca fique de costas para o público. Se tem tiques de nervosismo, tente controlá-los o máximo que puder.


Não aponte suas falhas

Nada mais aborrecido do que alguém que fica a desculpar-se o tempo inteiro. Muitas vezes, se o apresentador não chamasse a atenção para as falhas, elas passariam despercebidas.


Cuidado com os vícios de linguagem

São os famosos e clássicos “éééé”, “então”, “não é?” e “iii”  das apresentações. Geralmente são grunhidos emitidos enquanto o apresentador pensa. Vício de linguagem também é algo difícil de largar: você se policia para acabar com um e acaba por adquirir um novo. Por isso, a vigilância deve ser constante.


Demonstre entusiasmo

Lembre-se que seu público quer ser surpreendido, não cair de tédio. Da próxima vez que preparar uma apresentação, pense em como colocar sua personalidade nela. A maioria dos apresentadores entra em um “modo de apresentação” e procura tirar toda a emoção da fala. Não pode! Crie picos de interesse sempre que for oportuno.


Tente criar um momento inesquecível

Este é o momento na sua apresentação em que todos irão falar depois. Toda apresentação evolui para uma grande cena. Um clímax. Qual será o momento memorável da sua apresentação? Planeie esse momento previamente e evolua a sua apresentação até ele. Videos? Ilustrações animadas? Um convidado surpresa? Você decide!


Siga estas dicas e diga adeus às derrocadas nas apresentações de trabalhos académicos. Portanto, seja ousado, criativo e mostre que verdadeiramente domina o tema que vai apresentar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos de atividades relevantes para a comunidade académica universitária. Diversos tipos de eventos.