sexta-feira, 2 de junho de 2017

Nozinha, de diminutivo tem somente o nome


Natural de Calheta São Miguel

Frequentava o liceu ainda quando teve a oportunidade de ganhar o nome de mãe.

Imatura e inexperiente, viu-se obrigada a tornar-se numa mulher, para assumir as suas responsabilidades e mãe para fazer jus ao nome que naquela altura tinha conquistado, embora sem ter planeado. 

Deus e Natureza quiseram que fosse mãe de uma menina a quem veio chamar de Larissa. Negou-lhe os traços físicos, herdando da mãe somente a cor da pele. 

A partir daquele momento teve a consciência de que mais uma mulher fazia parte da sua vida e que esta, diferentemente das outras, nascera de si e, portanto, os cuidados e a responsabilidades seriam maiores.

Nozinha Fernandes é estudante universitária e cursa o penúltimo ano do curso de jornalismo na Universidade de Cabo Verde. Está nesta caminhada há já quatro anos à procura de melhores condições de vida para si e garantir um futuro melhor à sua menina que daqui há pouco vai entrar no ensino básico. 

Veio de Calheta São Miguel, como muitas outras estudantes do interior, em busca de qualificação no ensino superior, contudo, Nozinha busca mais do que isso. 

As suas forças provêm de uma fonte tão pequenina, todavia, grande de poder: a sua filha. É por ela que estuda; que suporta tanta canseira e que não desiste de tudo, quando as coisas não correm bem e parecem não ter outra solução. 

Vive em república com as colegas e é muito bem tratada por todos. Pelo seu jeito de ser, Nozinha é bastante querida pelos colegas de turma. Onde está e por onde passa espalha alegria e conduz todos às gargalhadas.  

Dona de uma forte personalidade, Noza é mais uma entre várias outras jovens que tiveram a vida mudada pelos casos e acasos do destino. Mais uma que teve de dividir o dinheiro das propinas com os gastos das fraldas e não se arrepende disso. Como diz constantemente, “pão de cada dia, Deus há de dar-nos”. 

É pequena de altura, o seu nome é no diminutivo, contudo, é grande nas suas forças e tem um imenso coração. É mãe coruja e não havia de ser diferente. Porque quem ama, cuida! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos de atividades relevantes para a comunidade académica universitária. Diversos tipos de eventos.